Sobre o Curso

Para acessar o Edital CLIQUE AQUI

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da IMED tem como objetivo formar profissionais com capacidade de análise e de reflexão para a aplicação de novos conhecimentos, referentes à Tecnologia do Ambiente Construído.

O programa é direcionado ao estudo sistemático de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos relacionados à construção de edificações, tendo como foco a gestão da construção, o desempenho das edificações e o desenvolvimento de produtos e de tecnologias de processos para a construção.

Diferenciais

Linha de Pesquisa I: Desenvolvimento de produtos e tecnologias de processos para a construção

Esta linha se propõe a estudar as temáticas pertinentes ao desenvolvimento de produtos e de tecnologias de processos da construção, tendo como foco a geração de novos produtos, inclusive por meio de nanotecnologia, e processos inovadores que minimizem a geração de resíduos em toda a cadeia produtiva da construção, desde as grandes indústrias de materiais de construção até o uso da edificação. Nesse sentido esta linha de pesquisa objetiva: estudar novos materiais e componentes nanoestruturados; a aplicação de novos materiais na engenharia civil; a aplicação de materiais alternativos na construção; modelar matematicamente problemas aplicados à engenharia civil e analisá-los por meio de simulações numéricas de comportamento de materiais e do desempenho de sistemas; gestionar os resíduos das construções, bem como minimizar a sua geração e a remediação e revitalização de áreas degradadas; avaliar a sustentabilidade das construções.

Linha de Pesquisa II: Gestão da construção e desempenho das edificações

Esta linha de pesquisa está focada no desempenho das edificações e na gestão da construção. Ela contempla estudos que têm por objetivo: desenvolvimento e avaliação de desempenho de componentes; a gestão do projeto e da produção da construção visando à melhoria de desempenho; a gestão da segurança e saúde no trabalho; a racionalização de processos e tecnologias construtivas; eficiência energética de edificações residenciais e comerciais; simulação computacional do desempenho térmico e energético de edificações; desenvolvimento de projeto bioclimático.

Público-alvo

Diplomados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC (ou equivalentes, no caso de candidatos estrangeiros) nas Engenharias e áreas afins, como também aqueles graduados cuja data de colação de grau esteja agendada para antes do término do período de matrícula especificado neste edital.

Guias

Conheça mais sobre o curso. Baixe o guia completo.

MATRIZ CURRICULAR

  • MÓDULO
    CARGA HORÁRIA
  • Ciência e Tecnologia dos Ligantes
    1
  • Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos na Construção de Edificações
    1
  • Projeto de Experimentos
    1

Funcionamento

  • Cidade
    Início
    Duração
    Dia

Coordenador Dr. Erich David Rodriguez Martinez

Coordenador do Núcleo Stricto Sensu em Engenharia Civil e pesquisador da IMED, assim como Pós-doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (Porto Alegre, Brasil) no desenvolvimento de ligantes não-convencionais produzidos a partir de subprodutos industriais e resíduos. Possui doutorado em Engenharia (na Universidade Politécnica de Valência, Espanha e recentemente convalidado pela UFRGS), mestrado na engenharia do concreto (Espanha) e mestrado em Engenharia de Materiais (Colômbia).


Acesse o Currículo Lattes. Clique aqui

Registro de interesse

infraestrutura

  • Fachada

  • Fachada

  • Hall de entrada

  • Pátio

  • Interna

  • Interna

Internacional

INTERNACIONAL

Para encurtar distâncias entre as instituições de ensino estrangeiras,
a IMED realiza módulos de estudos internacionais.

Conheça os módulos

NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade
sobre os cursos de pós-graduação.