Sobre o Curso

Baixar o Edital

A Proposta do Programa de Mestrado em Odontologia da IMED se fundamenta em estrutura pedagógica que visa capacitar e qualificar profissionais para a atuação na docência de forma crítica e integrada na Clínica Odontológica e com forte formação em pesquisa, que entendam o papel transformador da educação e a abrangência de suas ações na comunidade em que atuam.

As atividades pedagógicas propostas estão apoiadas em duas Linhas de Pesquisa, a saber: “Propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias” e “Fatores ambientais, psicossociais, sistêmicos e locais em diferentes desfechos odontológicos” que foram construídas e fundamentadas em caráter sistêmico, indicando que alguns temas de projetos de pesquisa, bem como alguns docentes permanentes, poderão conter elementos que perpassem as duas linhas propostas.

Esta compreensão das dimensões propõe a orientação dos eixos norteadores das linhas de pesquisa do Programa. Existe clara sinergia, interlocução e complementaridade entre as duas linhas de pesquisa no que tange aos temas propostos, gerando formação integral do mestrando. Muitos destes temas são transversais às duas linhas de pesquisa, uma vez que a busca de respostas a questões ligadas à prática clínica na área da Odontologia necessita tanto do suporte epidemiológico quanto das definições de propriedades dos biomateriais e das estruturas dentais.

Assim, enquanto uma delas buscará através de diversos métodos de pesquisa em biomateriais, a caracterização dos materiais odontológicos e das estruturas dentárias, a outra fornecerá o suporte acadêmico necessário para delineamento e realização de estudo clínicos retrospectivos e prospetivos, bem como o suporte das ciências básicas para realização de testes de comportamento desses materiais quando em contato com o meio bucal.

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa I: Propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias:

Caracterização, por meio de estudos com desenhos experimentais in vitro e in situ, das propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias, levando em consideração as demandas sociais e do mercado biomédico.

Linha de Pesquisa II: Fatores ambientais, psicossociais, sistêmicos e locais em diferentes desfechos odontológicos:

Estudos e pesquisas de fatores que podem influenciar os diferentes desfechos em Odontologia relacionados às condições individuais ou coletivas, clínicas e terapêuticas, identificando fatores de risco biológicos e não biológicos; avaliando/desenvolvendo ferramentas para obtenção de dados; e avaliando técnicas ou terapias em odontologia, por meio de estudos com desenhos observacionais ou experimentais, descritivos e analíticos.

Público-alvo

Poderão se candidatar ao mestrado os diplomados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC (ou equivalentes, no caso de candidatos estrangeiros), como também aqueles graduados cuja data de colação de grau esteja agendada para antes do término do período de matrícula especificado neste edital.

Guias

Conheça mais sobre o curso. Baixe o guia completo.

MATRIZ CURRICULAR

  • Prevê disciplinas obrigatórias e optativas, estágio docente e elaboração e defesa da dissertação.
  • As disciplinas serão oferecidas em dois núcleos:
  • Núcleo de Formação Estruturante: composto por 7 disciplinas obrigatórias, que deverão ser concluídas pelo mestrado no primeiro e segundo semestre.
  • Núcleo de Formação Complementar: composto por 9 disciplinas optativas, que compreendem 23 créditos, dos quais o aluno deverá cursar 11 créditos.
  • Para obtenção do grau de Mestre, os mestrandos devem cursar 23 créditos em disciplinas obrigatórias, 11 créditos em disciplinas optativas e 26 créditos para a elaboração da dissertação, totalizando 60 créditos. Além disso, o discente deverá comprovar proficiência em uma língua estrangeira. O prazo indicado para a conclusão do curso será de 24 meses.

Funcionamento

  • Cidade
    Início
    Duração
    Dia
  • Passo Fundo
    .
    24 meses

    Segunda a Sexta-Feira das 8h às 12h e das 13h às 17h

  • Periodicidade: As aulas serão presenciais com periodicidade mensal

Coordenador Dra Graziela Oro Cericato

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (2005), Mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva pela UFSC, especialização em ortodontia pela Funorte/Soebras e Doutorado em Biologia Oral na USC Bauru -SP (2014). Atualmente é professora da graduação da Escola de Odontologia da IMED e Coordenadora do Mestrado em Odontologia da IMED.


Acesse o Currículo Lattes. Clique aqui

Registro de interesse

infraestrutura

  • Fachada

  • Fachada

  • Hall de entrada

  • Pátio

  • Interna

  • Interna

Internacional

INTERNACIONAL

Para encurtar distâncias entre as instituições de ensino estrangeiras,
a IMED realiza módulos de estudos internacionais.

Conheça os módulos

NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade
sobre os cursos de pós-graduação.