Sobre o Curso

Baixar o Edital

A proposta do Programa é formar pesquisadores, docentes e profissionais por meio da reflexão crítica, científica e metodológica no campo da pesquisa na área Projeto em Arquitetura e Urbanismo, como também oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em Arquitetura e Urbanismo, estimulando a interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento com outras instituições e com a sociedade. Também se conforma como objetivo, criar condições para a intervenção na realidade regional, estadual e nacional, por meio de estudos e pesquisas que possam subsidiar a análise e a proposição de estratégias que permitam a qualificação dos sistemas e das práticas de Projeto em Arquitetura e Urbanismo.

O curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo tem duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. No total são oferecidas dez vagas.

Linhas de Pesquisa

I - Morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos

Trata da análise crítica das edificações e dos espaços construídos, dos processos que os originam, bem como suas formas, contemplando os estudos de uso, apropriação e/ou reuso, como também as relações homem-ambiente e formas-uso-eficiência, sob o viés da avaliação pós-ocupação, de conforto ambiental e de eficiência energética.

II- Tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído

Concentra os estudos das teorias, métodos, técnicas e ferramentas de projetação, de avaliação e de gestão das edificações e dos espaços construídos, por meio de novas tecnologias e instrumentos de observação, simulação, representação e análises.

Público-alvo

Poderão se candidatar ao Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo da IMED, os diplomados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC (ou equivalentes, no caso de candidatos estrangeiros) em qualquer área de concentração, como também aqueles graduados cuja data de colação de grau esteja agendada para antes do término do período de matrícula especificado no edital.

Guias

Conheça mais sobre o curso. Baixe o guia completo.

MATRIZ CURRICULAR

  • O curso oferece um conjunto de disciplinas agrupadas em 3 núcleos centrais, perfazendo um total de 16 disciplinas, acrescidas da atividade da dissertação, com orientação de um professor do Programa.
  • O Núcleo de Formação Estruturante é composto por 2 disciplinas obrigatórias a todo o Programa e outras 2 disciplinas, sendo uma obrigatória a cada uma das duas linhas do PPGARQ. O Núcleo de Formação Eletiva é composto por 9 disciplinas distribuídas entre as duas linhas de pesquisa. O Núcleo de Formação Complementar, por sua vez, é composto por 2 disciplinas Tópicos Especiais e 1 de Estágio Docência, obrigatórias e comuns às linhas de pesquisa.

Funcionamento

  • Cidade
    Início
    Duração
    Dia
  • Passo Fundo
    24 meses

    Segunda a Sexta-Feira das 8h às 12h e das 13h às 17h

  • Periodicidade: As aulas serão presenciais e poderão ocorrer de segunda a sexta-feira.

Coordenador PhD Caliane Christie Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (EESC-USP), doutorado e pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2012 e 2015), pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (IAU-USP).


Acesse o Currículo Lattes. Clique aqui

Registro de interesse

infraestrutura

  • Fachada

  • Fachada

  • Hall de entrada

  • Pátio

  • Interna

  • Interna

Internacional

INTERNACIONAL

Para encurtar distâncias entre as instituições de ensino estrangeiras,
a IMED realiza módulos de estudos internacionais.

Conheça os módulos

NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade
sobre os cursos de pós-graduação.