Sobre o Curso

Capacitar os profissionais para a área do desenvolvimento infantil e da adolescência, aprofundando os conhecimentos nos diferentes momentos do desenvolvimento emocional, físico e cognitivo e as possíveis intervenções em diferentes contextos do desenvolvimento. 
Assim é o curso, que entende que o aperfeiçoamento na área constitui é fundamental no campo da saúde e da educação, sendo de extrema relevância social e científica. Esses momentos da evolução pede dos profissionais intervenções específicas de acordo com cada etapa do desenvolvimento humano.

 

Diferenciais

  • Oportunizar ao aluno contato com professores de elevado conhecimento teórico e técnico;
  • Presença de renomados profissionais: Tagma Donelli, Débora Dell`Aglio, Angela Marin;
  • A proposta pedagógica do curso está baseada na contextualização teórico e prática, a partir da reflexão crítica de diferentes perspectivas e referenciais teóricos.

 

Público-alvo

Psicólogos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Educadores do Ensino Fundamental e médio e outros profissionais graduados que atuem no campo da infância e adolescência.

Guias

Conheça mais sobre o curso. Baixe o guia completo.

MATRIZ CURRICULAR

  • MÓDULO
    CARGA HORÁRIA
  • Da fecundação ao bebê: Aspectos gerais
    24h/a
  • Desenvolvimento emocional na infância
    24h/a
  • Neuropsicologia da infância e da adolescência
    24h/a
  • Desenvolvimento cognitivo e social da criança
    24h/a
  • Psicopatologia da infância
    24h/a
  • Adolescência e desenvolvimento emocional
    24h/a
  • Desenvolvimento cognitivo e social do adolescente
    24h/a
  • Psicopatologia da Adolescência
    24h/a
  • A Família como contexto de desenvolvimento na infância e na adolescência
    24h/a
  • A escola como contexto de desenvolvimento humano na infância e na adolescência
    24h/a
  • Situações que demandam atenção especial na adolescência: Sexualidade, violência e drogas
    24h/a
  • Situações especiais: Crianças e adolescentes vivendo em instituições
    24h/a
  • Crianças e adolescentes com deficiência (PcD)
    24h/a
  • Identificação, avaliação e encaminhamento dos transtornos na infância e adolescência
    24h/a
  • Metodologia da Pesquisa
    24h/a
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    30h/a

Funcionamento

  • Cidade
    Início
    Duração
    Dia
  • Passo Fundo
    Jun/2017
    390 h/a

    Sextas-feiras das 19h às 22h30 e sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

  • Periodicidade: O curso prioriza encontros quinzenais, no entanto, poderá sofrer pequenas alterações nas datas, mediante prévio aviso aos participantes

Coordenadores Me. Ana Cláudia Braun

Doutoranda em Psicologia Social/PUCRS. Mestre em Psicologia Social/PUCRS, com Especialização em Psicologia Organizacional/ESADE. Possui formação em Coaching (ICA) e Bacharelado em Psicologia(FEEVALE)l.


Acesse o Currículo Lattes. Clique aqui

Me. Josiane Razera

Psicóloga e especialista em Dinâmicas das Relações Conjugais e Familiares, pela IMED. Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa Capes/Prosup. Atualmente é professora do curso de Psicologia da IMED.


Acesse o Currículo Lattes. Clique aqui

Registro de interesse

infraestrutura

  • Fachada

  • Fachada

  • Hall de entrada

  • Pátio

  • Interna

  • Interna

Internacional

INTERNACIONAL

Para encurtar distâncias entre as instituições de ensino estrangeiras,
a IMED realiza módulos de estudos internacionais.

Conheça os módulos

NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade
sobre os cursos de pós-graduação.