Sobre o Curso


O direito material e direito processual do trabalho vêm sendo os instrumentos na busca por efetivação do Direito Fundamental Social ao Trabalho. Por meio da militância dos profissionais da advocacia, o Direito do Trabalho sofreu significativas mudanças a partir das decisões dos tribunais e, peculiarmente, a partir da Reforma Trabalhista (Lei n. 13.467/2017). Considerando a amplitude trazida pela Reforma, a Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho tem seu projeto voltado à vivência prática dos advogados no contexto “pós-Reforma” da Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), com a imprescindível atualização das teses jurídicas trabalhistas por meio de uma renovação entre conhecimento do direito material do trabalho e o empirismo do direito processual do trabalho.
Para isso, o presente curso de Pós-graduação contribuirá para a formação de intérpretes do Direito aptos à advocacia contemporânea nas diversas sendas do Direito do Trabalho. Os docentes vinculados ao Curso têm relação direta com a vivência do dia a dia trabalhista, com currículos acadêmicos diferenciados para a transmissão e interlocução pedagógica, mas com o foco na aptidão para a prática trabalhista “pós-Reforma”.

  • Local
    Início
    Duração
    Dias
  • Passo Fundo
    24-Mai-2019
    390 h
    Sextas-feiras, das 19h às 22h30min; Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sextas-feiras, das 19h às 22h30min; Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h

  • Professores Destaque

    Marcelo Caon Pereira

    Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de Passo Fundo (2008) e mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, área de concentração em Direito Constitucional, pela Universidade de Lisboa (2013). É Juiz do Trabalho (2001), professor dos cursos de pós-graduação em Direito da IMED desde as primeiras edições. 


  • Professores Destaque

    Alexandre Corrêa Cruz

    - formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS no ano de 1993. Realizou o Curso de Formação de Magistrados do Estado do Rio Grande do Sul (AJURIS), no ano de 1993, e o Curso de Formação de Magistrados na Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul (FEMARGS), em 1994. Ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região, no ano de 1993, em virtude da aprovação no Concurso Público de Técnico Judiciário. No ano de 1995, ingressou, mediante certame público, no Ministério do Trabalho, tendo exercido o cargo de Fiscal do Trabalho. Posteriormente, foi aprovado no 5º Concurso Público para o cargo de Procurador do Trabalho, tomando posse em junho de 1996, na Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, oficiando perante o TRT da 4ª Região e várias Juntas de Conciliação e Julgamento do interior e da capital. Exerceu a função de Coordenador da Coordenadoria do 1º Grau de Jurisdição da PRT da 4ª Região, nos períodos de 2005/2007 e 2009/2010 e, no ano de 2010, tomou posse no Cargo de Desembargador Federal do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, ocupando vaga destinada a membros do Ministério Público do Trabalho. No magistério, exerce a função de Professor de Direito do Trabalho na Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul (FEMARGS). É mestre em direito pela UFRGS (2004) e doutorando em Direitos Humanos na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha/Espanha, tendo obtido nesta instituição o Diploma de Estudos Avançados (DEA). 


  • Professores Destaque

    Luciano Ricardo Cembranel

    Graduado em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1998). Pós-graduado em Direito do Trabalho Contemporâneo e Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (2008). Juiz do Trabalho (TRT4). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor da Escola de Direito - IMED e da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Autor dentre outros, da obra CLT comentada pelos Juízes do Trabalho da 4ª Região, organizado pela AMATRA IV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região), Editora LTr


  • Professores Destaque

    Daniele Terribile

    Doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá do RJ. Mestre em Direito Público pela UNISINOS. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela IMED/RS. Advogada sócia do escritório Terribile Advocacia Trabalhista. Professora de Direito e Processo do Trabalho, IMED/RS. Professora de Direito do Trabalho do curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho das instituições: FEMARGS, UNISC, UNOCHAPECÓ, IDEAU, IESA e IMED. Técnica em Segurança do Trabalho com formação pela Universidade de Passo Fundo - UPF.


  • Professores Destaque

    Rodrigo Trindade de Souza

    Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialista en Derecho Laboral pela Universidad de la Republica, Uruguai (2013), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Unibrasil (2004). Juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da IV Região, desde 2002. Vice presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas do RS (Amatra-4). Membro eleito do Conselho Consultivo da Escola da Magistratura do Trabalho do RS (Femargs). Membro eleito do Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT-IV. Professor convidado em cursos de pós-gradução em Femargs, Uniritter, Unisinos, UCS, Unisc, Imed, e Faculdades IDC.

     


  • Professores Destaque

    Marcelo José Ferlin D'ambroso

    Desembargador do Trabalho (TRT da 4ª Região), ex-Procurador do Trabalho, ex-Presidente Fundador e atual Diretor Legislativo do IPEATRA (Instituto de Estudos e Pesquisas Avançadas da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho), Vice Presidente de Finanças da União Iberoamericana de Juízes. Doutorando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidad Social del Museo Social Argentino. Mestrando em Cuestiones Contemporáneas en Derechos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide. Mestre em Direito Penal Econômico pela Universidad Internacional La Rioja; Mestre em Derechos Humanos y Políticas Públicas con Enfoque de Derechos. Especialista em Relações Laborais pela OIT (Università di Bologna, Universidad Castilla-La Mancha); Especialista em Direitos Humanos (Universidad Pablo de Olavide e Colégio de América); Especialista em Jurisdição Social (Consejo General del Poder Judicial de España ? Aula Iberoamericana). Pós-graduado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Pós-graduado em Trabalho Escravo pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Bahia. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Grupo de Estudos de Filosofia do Direito da Escola Judicial do TRT4. Professor convidado da Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da IMED; Pós-graduação em Direito Coletivo do Trabalho e Sindicalismo da UNISC. Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da UCS ; UNISINOS; e FEEVALE. 


O que dizem
os professores

  • Prof. Cláudio Antônio Cassou Barbosa

    Desembargador do TRT 4ª Região

    Aprofundar a compreensão a respeito dos princípios do Direito do Trabalho e a importância das instituições do Direito Coletivo para a solução dos conflitos entre o capital e o trabalho torna-se primordial para uma prática jurídico trabalhista mais efetiva nos dias de hoje, em especial em face das alterações advindas com a chamada "reforma" trabalhista (Lei 13.467).

Registro de interesse